11 março 2011

japão: mag.9

A culatra tinha sido puxada atrás há poucos dias, hoje o gatilho disparou em cheio no Japão. Actualizado há horas para magnitude 9 (desta vez não terá sido possível fazer um 'downgrade'...) isto é apenas o princípio de muita instabilidade geológica, tal como previsto. Previsto não por magos do oculto, mas por gente muito habilitada nestas matérias, sejam elas -matérias- as que à Terra dizem respeito bem como outras direccionadas para lá da troposfera: o espaço.
Um abalo deste magnitude tem eco pelo resto do planeta, e não me estou a referir ao potencial desvio de 10cm no eixo da Terra, mas sim à repercurssão e consequências que pode certamente originar; os sismógrafos de muitas estações estão de novo a pintar a folha de gráfico de tinta preta, muita, muita mesmo.
Por outro lado, os simuladores em tempo real de magnetosfera, apresentam um quadro igualmente perturbado e aparentemente demasiado 'quente'. Efeito da agitação solar em curso? Certamente. Correlação com os eventos dramáticos cá em baixo? Tudo aponta que sim. Qualquer outra coisa para além destas? Provavelmente.

0 comments: