25 fevereiro 2011

quem te viu e quem te vê


Impensável, há coisa de 8 ou 9 anos atrás.
Apple não era exactamente o produto mais interessante para a Media Markt. Nem para eles nem para outros equivalentes nas grandes cadeias de retalho electrónico. Para além da resistência. parecia haver um género de 'favor' ao colocar os produtos num qualquer linear manhoso; algo que me fez sempre um bocado de confusão e para o qual nunca tive grande paciência com este tipo de atitudes. Nessa altura a marca era 'complicada' de explicar e de vender, diziam-me várias vezes e alguns. Pois sim.
Na realidade sempre me identifiquei mais com uma rede especializada que soubesse do que falava ao invés de uma que falasse somente do que soubesse. Mas isto era quando os gadgets da marca não estavam tão diversificados e nem poderiam ser ainda considerados produtos efectivos de retalho de rotação rápida (também há um acrónimo simpático para isto: FMCG. Ide ver) e onde o tal linear manhoso ou uma mesa central numa entrada poderia custar uma fortuna mensal.
Hoje, o produto é apetecível, mesmo quando se continua a não saber falar sobre ele em algumas destas cadeias internacionais de retalho especializado em muita coisa, menos em Apple. Bom, mas para isso, existem então os Apple Premium Reseller ou o escalão abaixo na nova nomenclatura para designar o clássico Revendedor. Continuam a ser, de longe, os mais fiáveis.
Hoje, abriu em Setúbal mais uma Media Market e foi com surpresa que vi uma gigante lona anunciando a marca que há uns anos era tão 'complicada' de explicar e vender.
O tempo tem destas coisas.

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