25 fevereiro 2011

lisboa, crónica anedótica

É o título do filme mudo de Leitão de Barros, rodado em Junho de 1929 durante um intercalar na rodagem de outro filme, o 'Maria do Mar'.
Estreou no ano seguinte no S.Luiz em Lisboa e dele existem duas versões: uma para consumo interno e outra para 'exportação', fosse para as colónias fosse para estrangeiro ver e isto, porque, numa época em que alguns realizadores europeus gostavam de mostrar em filme as suas 'sinfonias urbanas', não seria elogioso para Portugal, mostrar uma capital muito pouco higiénica, velha e degradada, com muita ruralidade à porta, e por aí fora. Nada europeu, em suma. Para consumo interno não haveria, então, nada a editar face à rodagem inicial, o povo estava habituado e a mistura de algumas cenas revisteiras no meio de outras encenadas com nomes sonantes do teatro de revista dos anos 20 iria prender os espectadores nacionais sem preocupação alguma com qualquer suposto enquadramento europeu.
Este aqui em baixo são os primeiros dez minutos dessa película, que por ser muda, fica melhor com uma banda sonora actual. Para além de ser sempre um mimo ver Lisboa de outras eras.

0 comments: