22 julho 2010

nada como foguear para desbastar


Há uma semana e pouco, o fogo (esse elemento que surge sempre 'do nada' e a horas inconvenientes como as 7 da tarde...) andou aqui perto de Azeitão, na Nacional 10. No dia seguinte, no rescaldo, uma brigada da GNR punha uns pequenos dispositivos vermelhos tipo CSI no local onde aparentemente o fogo terá começado 'por milagre divino'. Hoje, não há nada melhor do que abater as árvores boas que restaram; não sei se é a mesma motoserra das 'Estradas de Portugal' que há uns meses abateu plátanos centenários em Vendas de Azeitão, mas seja quem for, seguramente não é inocente a fogueira.
Há dois anos, também aqui na zona, surgiu do nada um fogo de fim de tarde: pinheiros e sobreiros foram eliminados do mapa. Milagrosamente, este ano, no mesmo local -agora limpo de árvores como convém e de forma económica- apareceu um 'Minipreço'. Olha: mais uma coincidência.
Estou de olho num terreno que parece pertencer à Misericórdia de Azeitão; há um projecto qualquer para instalação de um lar para idosos. Nada contra o futuro lar, apenas estou de olho para ver se também irá aparecer um fogo de 'geração espontânea' e económico que arrase com todo o pinhal. Só para que conste.

0 comments: