11 agosto 2009

Almada bloqueada


Penso que Emília e sus muchachos, desta vez, deram um tiro no pé. O fecho de ruas e troços de avenida ao trânsito no centro de Almada, não é, certamente uma decisão acertada. E têm absoluta razão, os comerciantes, que colocam o cartaz nas suas montras pedidndo que 'devolvam a vida à cidade'. Seria interessante andarmos todos de bicicleta, mas não andamos. Seria saudável andarmos todos a correr como o nosso 'primeiro', mas não corremos; seria interessante qualquer outra coisa, se Almada fosse uma cidade bonita, mas não é. Pior fica, com ruas desertas, porque os transeuntes são espécie que não existe e nem a todos apetece ir de 'metro'.
Este pequeno largo na foto, durante muitos anos, fez a ligação do jardim de Almada e do tribunal ao coração comercial da cidade: a Praça da Renovação. Está, ao dia de semana, como se ilustra.
Candidatos à autarquia, não faltam e mesmo que volte a ganhar o 'residente', alguém que tenha o bom senso de repensar o trânsito na cidade.

5 comments:

Rita disse...

Então e qual é a solução? Para as boas finanças de alguns comerciantes hoje os seus filhos e netos sofrerem uma mutação genética para respirarem CO2?
É exactamente por um tipo de raciocínio como o deste post que o Homem chegou ao Dead End onde se encontra hoje. E nem mesmo com as evidências frente aos olhos, o clima totalmente alterado, o risco de seca a breve trecho, as pessoas cedem no comodismo e egoísmo?

LMB disse...

As evidências, tal como dizes, estão igualmente presentes em situações de alterações do PDM, as quais reflectem claramente expansão urbanística de impacto nefasto e sem qualquer garantia de sustentabilidade e de qualidade de vida para as gentes do concelho. Antes de 'mutações genéticas' será talvez importante anotar as apetecíveis fatias de putativa urbanização que, quiçá, venham a ser retiradas das Reservas Agrícolas, da Reserva Ecológica Nacional ou até de zonas que integrem áreas protegidas. A questão do trânsito pode até ser acessória, mas uma coisa é certa: tal como está é limitativo à evolução dos negócios instalados. É que 'quem não aparece, esquece'.

Rita disse...

Mas quem disse que não se pode andar de carro em Almada? Apenas uma pequena parte da zona central de Almada passou a ser pedonal. Está esquecido que mesmo pegado a essa rotunda onde tirou a foto está um estacionamento que dá para cerca de 300 carros? E que fazendo a pé o pedaço de rua que se vê na foto se chega à praça masi central de Almada? Mas será assim tão trabalhoso fazer a pé 100 metros?

E isso da urbanização descontrolada é típico da sociedade onde vivemos. Então obrigam as câmaras a uma profunda dependência do imobiliário para fazer obra nos Concelhos e depois estranham que isso aconteça?

Pois eu como residente no Concelho agradeço a zona pedonal.

Vá lá mandar bitates para o seu :)

Carlos Pinto disse...

Pois... é tamanha a mutação genética provocada pelo CO2 dos carros de Almada que já há casos de crianças nascerem com espelhos retrovisores no lugar das orelhas...

Carlos Pinto disse...

Há uma pergunta para a qual eu nunca encontrei resposta (entre muitas outras, claro): porque será que estes radicais "ambientalistas" reagem sempre com violência a qualquer opinião diferente?