01 fevereiro 2009

Forfait


O turismo de inverno, ou seja, o que contém neve a sério, nasceu há mais de cento e cinquenta anos na belíssima estância suiça de St.Moritz, a 1730m de atitude e com uma cota máxima acima dos três mil metros.
Por cá, a curta e durante anos desajeitada estância da Serra da Estrela, foi melhorando devagarinho para não cansar investimentos, ideias e patrocínios. Com tanto vagar, alguns equipamentos degradam-se, quando podiam ser úteis. Com apenas cerca de 8Km de pistas, obviamente não é em nada comparável a St. Moritz e aos seus 180Km de ski de fundo, embora o forfait luso -custo- esteja a nível europeu mau grado aquilo que oferece.
Para quem investe neste negócio -hotelaria e estância- é óbvio que pede aos deuses que neve com fartura, porque no fim de contas, é dessa água gelada que depende a boa demonstração de resultados na folhinha das contas. Do lado do cliente e, para quem gosta de neve, ski -ou 'sku'- e ar gélido e escolhe a estância nacional, espera que consiga dar por bem empregue os seus Euros.
Não espera que aconteçam sucessivos cortes de estrada, bloqueios vários à porta dos hotéis ou chalets, simplesmente porque afinal nevou: a razão do negócio, a essência que motiva a deslocação e equipagem.
Somos mesmo bons é nos centros comerciais.

0 comments: