26 junho 2007

O pavilhão



É uma obra emblemática do início dos anos 30 do sec. passado, este Pavilhão dos Desportos de Lisboa, hoje conhecido por PCL (pavilhão Carlos Lopes) e tal como o atleta que lhá o nome, também, hoje em dia, o dito pavilhão está arredado das lides desportivas ou culturais desde há uns anos (julgo que quatro).
Tal como tinha comentado no post anterior, foi mesmo aqui que estacionei ao descobrir mais um recinto da 'parqueadora' EMEL. Há anos que por ali não passava. Aliás, só entrei uma vez no Pavilhão e nada tinha a ver com actividade desportiva: foi um concerto, algures ali pelos anos '80. Lembro-me que não se ouvia nada. Óbvio: não foi projectado para isso.

De resto, parece-me que para a prática desportiva, este edifício também não cumprirá nos dias de hoje, os mínimos exigidos; mas daí a deixar degradar uma construção desta amplitude é algo inaceitável. Irrita-me o desleixo e a constante canção do pobrezinho autárquico sem fundos.
Há seguramente um leque enorme de opções que podem transformar o actual pavilhão num local de prestígio. Antes que caia, parece que será o Casino de Lisboa a comparticipar qualquer coisita. Pois que seja. Faites vos jeux!

0 comments: