Felizmente, muito raramente tive de recorrer a um centro de saúde e só recentemente 'me transferi' do anterior centro de saúde da Lapa, em Lisboa, para este aqui de Azeitão; afinal de contas não fazia qualquer sentido, treze anos depois, continuar 'agregado' a uma unidade de saúde fora de zona, onde apenas fui duas vezes na vida. Não tenho médico de família nem nunca tive, entendo o conceito, mas se continuar a não ter, provavelmente, nos próximos tempos, não virá mal ao mundo daí.
Neste sentido, seria o último da lista a ter que apontar qualquer coisinha ao funcionamento dos centros de saúde, já que como utente, apenas conto para a estatística. No entanto, acabo por lá ir por questões familiares e constato várias coisas; se há nota positiva quanto à amabilidade da maioria dos funcionários de secretaria (do corpo clínico não sei), vejo que procedimentos existentes não fazem qualquer sentido.
Não são exactamente 'coisas' de gestão, mas de puro bom senso e de forma a qua facilitassem ambas as vidas: a deles próprios (funcionários) e a dos utentes. Hoje, numa consulta que começara a partir das 9h da manhã, o utente, foi chamado -provavelmente num tempo record- com a 'senha n#2', ou seja 9.15h. Dez minutos foi quanto demorou a consulta. Até aqui tudo bem, até porque o objectivo da consulta era muito concreto. Mas eis que o utente sai com uma receita de um par de medicamentos na mão e que necessita de uma mísera vinheta do centro de saúde. Quanto tempo para este procedimento? 50 (cinquenta) minutos, apenas e só, sublinhe-se, para colar 1 vinheta na simples receita, pelos elementos da secretaria.
Faz sentido? Para mim e para o comum mortal seguramente que não.
Porque razão o(s) próprio(s) médico(s), que coloca(m) a sua, não há-de colocar mais uma do próprio centro onde está a efectuar o acto clínico? Que necessidade existe em se fazer perder tempo e aglomerar pessoas por causa de uma tonteria de identificação do local, para o qual tem de se voltar a tirar senha unicamente para fazer isto?
O bom senso de um dos colaboradores, que ia alternadamente chamando 'por quem está para carimbar receitas' é subitamente mudado com a entrada de outra colega, que esta, insiste nas senhas tiradas e atendimento por n# de ordem. Manda quem pode, obedece quem deve. O acto de colagem da etiqueta demorou exactamente 10 segundos e não foi preciso cuspo: é autocolante.
Pelo que me dizem, isto é prática comum em todos os centros de saúde. Mas porque razão? Acaso isto terá algum fundamento de física nuclear que eu desconheça?
Jorge & George, eu posso estar errado, mas então: enlighten me.
Neste sentido, seria o último da lista a ter que apontar qualquer coisinha ao funcionamento dos centros de saúde, já que como utente, apenas conto para a estatística. No entanto, acabo por lá ir por questões familiares e constato várias coisas; se há nota positiva quanto à amabilidade da maioria dos funcionários de secretaria (do corpo clínico não sei), vejo que procedimentos existentes não fazem qualquer sentido.
Não são exactamente 'coisas' de gestão, mas de puro bom senso e de forma a qua facilitassem ambas as vidas: a deles próprios (funcionários) e a dos utentes. Hoje, numa consulta que começara a partir das 9h da manhã, o utente, foi chamado -provavelmente num tempo record- com a 'senha n#2', ou seja 9.15h. Dez minutos foi quanto demorou a consulta. Até aqui tudo bem, até porque o objectivo da consulta era muito concreto. Mas eis que o utente sai com uma receita de um par de medicamentos na mão e que necessita de uma mísera vinheta do centro de saúde. Quanto tempo para este procedimento? 50 (cinquenta) minutos, apenas e só, sublinhe-se, para colar 1 vinheta na simples receita, pelos elementos da secretaria.
Faz sentido? Para mim e para o comum mortal seguramente que não.
Porque razão o(s) próprio(s) médico(s), que coloca(m) a sua, não há-de colocar mais uma do próprio centro onde está a efectuar o acto clínico? Que necessidade existe em se fazer perder tempo e aglomerar pessoas por causa de uma tonteria de identificação do local, para o qual tem de se voltar a tirar senha unicamente para fazer isto?
O bom senso de um dos colaboradores, que ia alternadamente chamando 'por quem está para carimbar receitas' é subitamente mudado com a entrada de outra colega, que esta, insiste nas senhas tiradas e atendimento por n# de ordem. Manda quem pode, obedece quem deve. O acto de colagem da etiqueta demorou exactamente 10 segundos e não foi preciso cuspo: é autocolante.
Pelo que me dizem, isto é prática comum em todos os centros de saúde. Mas porque razão? Acaso isto terá algum fundamento de física nuclear que eu desconheça?
Jorge & George, eu posso estar errado, mas então: enlighten me.
0 comments:
Enviar um comentário