12 fevereiro 2012

campos castanhos


Deveriam estar verdes, mas estão castanhos. Este céu azul típico de uma Mauritânia confinada a um deserto é irritante quanto baste. Levamos com este tempo e não se sabe se é por causa do El Niño, da La Niña, do 'jet stream' desviado ou do sacana do anticiclone dos Açores mal posicionado.
Semanas a fio que é visível na animação dos mapas (não nacionais) que parece existir uma 'força de bloqueio' sobre a península ibérica onde a água que devia cair do céu, resolve contornar este pedação de terra.
Não vejo qualquer explicação do Instituto de Meteorologia sobre o assunto, para além das usuais frases feitas de 'céu limpo, tenpo frio e acentuado arrefecimento nocturno'. Explicar -se é que sabem- o motivo deste Inverno seco é que não vejo nem oiço. Talvez o mestre Anthímio pudesse dar uma ajudinha como o fez anos a fio em que apresentou a meteorologia ainda com sistemas frontais desenhados a giz, mas pelo menos havia uma explicação complementar. Alguém que saiba um pouco mais e que disponha de algo para além do astrolábio, isso seria importante. E interessante. Dizer que há seca, não chega.

0 comments: