16 maio 2011

açores: antes da história


"Em certo tempo, o Infante D.Henrique, desejando descobrir logares desconhecidos no Oceano occidental, com o intuito de reconhecer se existiam Ilhas ou Terras firmes além das descriptas por Ptolomeu, mandou caravelas em busca destas terras. Partiram e viram terra ao ocidente tresentas léguas além do cabo -Finis Terrae- e, vendo que eram Ilhas, entraram na primeira, acharam-na desabitada e andando encontraram muitos muitos milhafres ou açores e outras aves; e passando à segunda, que hoje se chama a Ilha de S. Miguel, que igualmente estava desabitada, acharam muitas aves e milhafres, assim como abundantes nascentes d'agus quentes sulfureas. D'ali viram outra ilha que na actualidade se chama Ilha Terceira, a qual à semelhança da ilha de S. Miguel, estava cheia d'arvores, aves e muitos açores. (...)
Aquelas caravelas voltaram a Portugal a comunicar ao referido Infante as descobertas que tinham feito, com o que ele folgou muitíssimo."
Assim escrevia o cronista Diogo Gomes de Sintra em 1460 sobre o arquipélago açoriano. Mas, se ele (e a história depois) dizia que eram desabitadas essas ilhas, pelo que se descobre agora, não terá sido bem assim. E já lá tinham posto o pé dois mil anos antes.

0 comments: