31 março 2011

wonder bar


'Wonder Bar' é um filme de Busby Berkeley de 1934; alguns críticos de cinema dizem que foi este o inspirador para a realização de um outro anos mais tarde: 'Cabaret'. Isto porque ambos recriam a ambiência de um club nocturno de luxo.
Luxo era também o que Busby gostava de usar nas suas películas, mas com uma nuance: não era exactamente o 'luxo' corriqueiro e palpável, era mais um 'luxo' ilusório encastrado em grandes palcos repletos de genialidade e muitos espelhos, tantos que Jack Warner (da 'Warner Bros') ficava verde com a conta dos ditos. Mas Busby era um especialista na coreografia, nos efeitos ilusórios, sem recurso algum a técnicas de efeitos especiais pós.produção que nem sequer tinham ainda sido desenvolvidas como deve ser, antes, puro e simples com muito figurante e um par de cabeças-de-cartaz, cenários de papelão que não o pareciam e, claro, espelhos, muitos espelhos para que as cenas filmadas do topo dessem a sensação de figuras vistas num caleidoscópio, muito geométricas e onde a complexidade era precisamente a especialidade deste grande coreógrafo e também realizador. A RTP nos anos 60 passava alguns filmes dele, a distância temporal, na altura não era assim tão longínqua e no fundo, é como se agora voltassemos a ver pela enésima vez 'Em busca da esmeralda perdida' por exemplo e já lá vão quase trinta anos.

'Don't say goodnight' é o tema final da película numa miríade de gente em palco em que muitos não passam, contudo, de reflexões. Mas alguém dá por isso?
Esta cena final, foi também aproveitada por alguém (não como video oficial, mas apenas uma paródia simpática) para suportar visualmente a composição 'Venus' dos franceses Air, que pode ser visto aqui em baixo. E até resulta bem.


0 comments: