17 março 2011

o anel de fogo

Tem cerca de 40 mil Km de extensão aninhando-se na bacia do Oceano Pacífico e é uma zona de elevada actividade sísmica quase sempre violenta, como de resto, é no Japão que está a mais recente imagem da devastação que um grande sismo provoca.
Continua a ser altamente improvável prever um sismo de grande magnitude para zona, dia e hora exacto, muito embora os indicadores de instabilidade possam dar um alerta inicial para uma possibilidade iminente, pode muito bem nunca passar disso e, por exemplo, numa cidade com milhões de habitantes, como fazer derivar toda essa gente para uma teórica área segura? Praticamente impossível num curto espaço de tempo, pior ainda por não se saber quão curto será.
O próximo Sábado vai trazer-nos de novo a Lua um pouco mais próximo (perigeu) e uma aparente super-lua à mão de semear e, no dia seguinte, o equinócio primaveril. Todos sabem o efeito que a Lua exerce nas marés oceânicas, contudo, a NASA tranquiliza ao dizer que pouco ou nada em relação às marés vai acontecer, já que o histórico de outras 'aproximações' mostra isso:

Mas as opiniões dividem-se nesta altura dado o incremento de actividade das placas tectónicas e o crescimento exponencial de sismos de grande magnitude nos últimos tempos, mesmo em zonas tradicionalmente pouco afectadas por este tipo de eventos geológicos, como é o caso da Finlândia como se pode observar no mapa lá em cima e onde a excepção anteontem confirmou a regra, se bem que muito longe de uma escala destruidora mas mesmo assim bem registada e sentida o que vem corroborar que em nenhum lado existirá uma zona efectivamente pacífica e com ausência de abalos.
Um dos que está preocupado com esta conjugação de eventos tectónicos, perigeu lunar e equinócio de Primavera, é o geólogo Jim Berkland:

0 comments: