28 março 2011

ainda no país do sol nascente

É do conhecimento geral que, japonês que se preze, tem consigo sempre uma camera fotográfica ou de filmar quando em turismo. Não sendo em lazer, numa catástrofe como aquela que deu cabo de parte do país há umas semanas, também aqui os videos e fotos continuam a chegar mostrando o mesmo destruidor evento de ângulos diferentes, qual deles o mais aterrador. Este que aqui está em baixo é, provavelmente, o mais recente, já que o jornal Daily Mail o publicou hoje na sua edição online. É tão assustador quanto outros já vistos, talvez com a diferença que está filmado de muito perto da massa de água.
É um sério aviso do próprio planeta às transformações que estão em curso e à vista de todos; nada, absolutamente nada nos garante que isto não possa acontecer por cá, como de resto, já aconteceu. Este país assenta na placa euroasiática e, lá em baixo, no reino dos Algarves, está 'paredes-meia' com a fronteiriça e não menos gigante placa africana. Durante este fim de semana, a ilha grega de Skopelos ficou aterrada com o barulho que todos os seus habitantes apontavam sair da terra, dezenas de sismos de pouca intensidade foram então registados. Ressonância? Talvez.
Mas voltando à região asiática: há coisas estranhas. Por exemplo, uma notícia de hoje publicada no jornal tailandês 'Bangkok Post' dá conta de cheias na região sul do país (imagem aqui à esquerda) cheias essas que serão prolongadas no tempo e que as entidades oficiais atribuem a chuva, mas o curioso é que para essa região (Trang) os dados meteorológicos não indicam precipitação significativa durante o corrente mês e muito menos no mês anterior. Então, de onde vem a água? Estranho, não é?

0 comments: