15 março 2011

'i-pad android'

O aproveitamento de conceituadas marcas e modelos por terceiros não é coisa recente, nomeadamente se essas tiverem um grande impacto junto do público, esclarecido ou não. Por vezes dá.se o nome de contrafacção quando se pretende produzir algo parecido com o original aproveitando a marca. Na imagem de cima não é esse o caso, é tão somente um aproveitamento infeliz por parte de um revendedor ou distribuidor de produtos informáticos através da sua 'newsletter Computersys' (que não a solicitei) e que apesar de revender produtos da marca Apple, deveria ter mais tino quando comunica para fora algo que na realidade não existe como modelo 'mix', mesmo que separado por hífen para 'desanuviar'.
Quando dantes me falavam em potenciais parcerias com redes de lojas marcadamente 'PC', não poderiam esperar, da minha parte, outra atitude que não fosse de resistência e desconfiança. Desconfiança no sentido de saber de antemão que não existe cultura de marca em empresas que lidam com diversas plataformas e o mesmo sistema operativo (OEM ou não) para todas elas, simplesmente não passam daquilo que é correntemente chamado de 'box mover'. As várias marcas que possam comercializar não passam disso mesmo: movimentação de caixas e caixotes. Como é que as coisas poderiam correr bem quando é necessário um grau de conhecimento elevado e empatia por uma marca, que, de resto, sempre apelidaram de 'difícil de vender' ?
Obviamente os actuais produtos de venda fácil típicos de retalho, como é o caso de iPod/iPhone/iPad suscitam o interesse pelo binómio facilidade de venda/muita procura, mas existe uma grande diferença entre ser popular e ser popularucho. Apple não se enquadra, a meu ver, no último adjectivo.
A assistência técnica, vulgarmente designada apenas por 'Service', é outra componente importante e actualmente mal entregue em alguns casos que eu próprio constatei, não uma, nem duas vezes: mais. Um género de 'cliente-mistério' quando abordei recentemente uma mão cheia de vezes em diferentes locais uma determinada cadeia de assistência técnica multimarca: a falta de conhecimento sobre o sistema aliado à falta de conhecimento do produto e em particular de periféricos da marca, não abonam em nada a prestação de eventual serviço. Há centros de assistência com competência para intervenção nas máquinas Apple, mas esses, lidam há décadas com a marca e nunca fizeram uma 'mãozinha' em hardware de terceiras partes, sabem, por isso, o que fazer e o que dizer. Isto marca a diferença, sempre marcou.

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