22 março 2011

centúrias do miquèl


Miquèl de Nostradama (1503-1566) simplesmente conhecido pelo latino nome de Nostradamus, médico às vezes e boticário quase sempre, foi na vidência que se destacou com um empurrãozinho do tipo patrocínio de Catarina de Médecis. Por cá, na mesma altura, nós tínhamos o António Gonçalves Annes Bandarra, ou apenas o Bandarra para os amigos. Enquanto para lá dos Pirinéus, Miquèl era protegido e agraciado, para este lado do Atlântico, a obra 'Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra' era alvo do fósforo da Inquisição, primeiro porque o autor tinha origem judaica e andar a entusiasmar cristãos-novos não era recomendável, segundo porque de profetas estava o inferno cheio, logo, as trovas incluídas no seu livro constou, claro está, da lista de livros proibidos.
Ser um país periférico é coisa que nunca se alterou; bom, geograficamente falando seria difícil, a menos que alguma catástrofe acontecesse e nos colocasse de repente no centro da europa.
Voltando ao Miquèl de Nostradama, porque afinal é ele a vedeta deste post. Achei curioso a Centúria 1/Quadra 9, que diz assim no original:

De l'Orient viendra le coeur Punique
Fascher Hadrie, & les hoires Romulides,

Acompagne de la classe Libique,
emples Melites & proches Isles vuides.

ou mais ou menos isto em portuga corrente:

Do Oriente virá o coração Púnico
para perturbar Hadrie e os herdeiros Romulidas,
Acompanhado pela frota Líbia

Templos de Malta e ilhas próximas desertas


Se por 'coração Púnico' se entender algo relacionado com a antiga Cartago, então teremos a actual Tunísia em cena na quadra ; Se por 'herdeiros Romulidas' se entender algo derivado de Rómulo, então poderemos também entender a Itália, como herdeiros desse, que colonizou a Líbia em tempos e agora, a grande pergunta para dois euros e meio: estará isto relacionado com a situação que se vive actualmente na Líbia ?

Hadrie parece ser um anagrama, mas como diz o outro: beats me.

0 comments: