04 fevereiro 2011

elenin

Nome de código: C/2010 X1, também conhecido simplesmente por cometa Elenin. Vem dos lados da nuvem de Oort (não é único, outros vêm de lá igualmente) e para o mês que vêm, ou Abril o mais tardar, atravessa a gigantesca cintura de asteróides numa órbita um tanto ou quanto instável sem contar com outros imprevistos como 'encontros imediatos' com objectos do complexo de taurideas. A extensa cauda tem, obviamente, uma montanha de 'lixo' arrastada e normalmente perigosa, quando, por exemplo, se cruza com a órbita da Terra, já que de outros planetas ninguém nos manda notícias, ainda. Se a rota projectada aqui em baixo se mantiver -o que provavelmente ainda será cedo para assegurar- então, é certo que o 'intervalo da chuva' não é suficiente para a Terra não passar 'molhada'.
Bom, seja como for, a longa órbita deste Elenin é muito semelhante a outra que se pensa conhecer de outro corpo celeste e também é simpático chamar-lhe X1, já que somente X seria dado a confusão...
As medidas no video (projecção da rapaziada da Nasa) são em unidades astronómicas (AU) o que equivale a dizer que 1 AU é igual a cerca de 150 milhões de Km; logo, quando se vir 0,24 AU significa portanto uma distância substancialmente menor. Dúvidas?

3 comments:

Rita disse...

Outro? Temos que levar com este também?!?
O Bruce Willis já avançou? =P

Anónimo disse...

Análise exurbitante neste espaço, visões como aqui está realção ao indivíduo que observar aqui !!!
Escreve maior quantidade deste blogue, aos teus cybernautas.

Anónimo disse...

Individualização palpitante nesta página, tópicos como aqui está dignificam a quem observar neste blog !!!
Dá muito mais deste blog, aos teus amigos.