04 janeiro 2011

passarada: trauma?

Trauma é a hipótese que alguns especialistas estão a atribuir aos milhares (5.000) de pássaros que literalmente caíram que nem tordos no chão minutos antes da meia-noite de passagem de ano, na cidade de Beebe no estado norte-americano do Arkansas. Para começo, estas aves não voam durante a noite e este estranho comportamento parece reunir consenso geral entre ornitólogos, veterinários e outras entidades que estão a analisar o caso, por outro lado, aparentam evidências de terem chocado contra alguma coisa a alta altitude dado que lhes provocou hemorragias internas.
Mas, para complementar, o caso não se fica pelo estado do Arkansas: ontem foi a vez do estado do Louisiana contar com meio milhar destas aves estateladas no chão.
É do conhecimento geral que as aves são particularmente sensíveis ao gás metano, daí que muitas das vezes, canários fazem o reconhecimento de minas antes dos mineiros entrarem: se eles voltarem tanto melhor, se não aparecem é porque lá ficaram e não estarão vivas. Aqui, nestes dois eventos, o caso não poderá ser esse, devido às tais lesões internas.
Então, à falta de melhor explicação, algo me faz recordar uma cena da série 'Flashforward':


0 comments: