13 janeiro 2011

lisboa: de hoje e de amanhã

Ainda no último fim de semana assisti, na RTP2, ao filme-documentário de João Canijo 'Fantasia Lusitana' feito exclusivamente a partir de cenas de vários documentários propagandistas realizados na época do Estado Novo e comentado, em grande parte, pela observação directa de alguns refugiados de guerra, na altura, em trânsito pelo nosso país fugindo de uma europa destruída.
Hoje deparo-me com este que aqui fica em baixo, realizado por António Lopes Ribeiro (que muitos se recordarão de ver no programa da RTP 'Museu do Cinema') na segunda metade dos anos 40 e muito provavelmente encomendado pela autarquia lisboeta desses anos: 'Lisboa de hoje e de amanhã'. É sempre interessante ver estes documentários 'vintage' , em particular quando se trata do nosso país. Alguns dos projectos apresentados ao longo dos quarenta minutos, não terão saído nunca do estirador, como será o caso da total reformulação da Rua da Palma, a 5ª circular subterrânea ou o grande complexo municipal no topo do actual parque Eduardo VII. Interessante também a rapidez (sublinhada no documentário como convém) da actuação da CMLisboa entre uma lei aprovada e o começo da sua execução: praticamente trinta dias; tempo que, hoje em dia ,deverá ser apenas para 'leitura e análise exaustiva' de um único parágrafo. Outras duas notas da narração do documentário são também elas interessantes: a ausência de desemprego na construção civil e o típico saudosismo e resistência à mudança do portuga. Se uma não terá actualidade, a outra continua a ter.
Tempo então de iniciar a 'projecção' que foi vista pela primeira vez no blog caoepulgas e de onde 'soneguei' logo a seguir. A primeira parte segue já, as outras por aqui: ; ;

0 comments: