05 setembro 2010

à volta da festa

Continuando em tom festivo: à volta da festa, duas outras aldeias -ainda mais pequenas- têm história para contar; uma é Castanhos e a outra Pinheiros de Azeitão, o texto que se segue, sobre a última, vem daqui:

"A primeira referência que se conhece em relação a Pinheiros de Azeitão, encontra-se no Convento de São Domingos de Azeitão e consta do seguinte :

"Em nome de Ds. amem. Saybbam q.ntos esta c.ta. de pura verd.de birem qna Era do Nacim.to denosso Senhor Jh~u xpos de mill Eqtro centos E ~Tnta Eh~um anõs ... em Azetã ... na aldea de billa feixe ... pareceu bernalda Dominguez ... morador no dito logo de azeitã na aldea dos pinheiros ... "

Aldeia, como já se disse, era o núcleo urbano de uma herdade e geralmente tinha o nome do dono da herdade. Havia algumas excepções, mas raras. Por isso é minha convicção que Pinheiros era nome de pessoa. Nesse caso, quem seriam os Pinheiros ?

Em 1411 viviam em Setúbal, Estevão Anes Pinheiro, Lourenço Pinheiro e Estevão Pinheiro. Eram todos originários de Barcelos, onde a família Pinheiros tinha importncia. Tristão Gomes Pinheiro mandou amuralhar Barcelos. Era desta família, a mãe de Dom Afonso, filho bastardo de Dom João I , e primeiro Duque de Bragança.

Os Pinheiros de Setúbal eram todos criados do Príncipe Dom João, Mestre da Ordem de Santiago. Nesse tempo, "criado" era cargo importante .

Em 1427, Dom João fica dono da Bacalhoa sucedendo-lhe sua filha, Dona Brites que teve como "criado", outro Pinheiro, Diogo Pires, neto do supra citado Estevão.

Em 1570, moram em Pinheiros : Brás Pires e Francisco Pires, ambos da família dos Pinheiros, pelo que é hipótese justificada que sendo da casa do Príncipe e da Infanta e responsáveis pela Bacalhoa, fossem donos da Herdade dos Pinheiros, onde se fundou a Aldeia.

É possível ainda que a Aldeia da Quinta do Anjo, que também se chamou Aldeia dos Pinheiros, tenha tido a mesma origem.

Pinheiros de Azeitão é circundada pelo antigo morgado dos Marqueses de Minas, que compreendia ainda a Quinta da Torre, sendo seu mais ilustre proprietário o célebre Dom Francisco de Sousa, primeiro Marquês de Minas e terceiro Conde do Prado que tomou Madrid na Guerra da Sucessão, de Espanha.

Os testemunhos históricos mais antigos da Aldeia de Pinheiros são dois ou três portais quinhentistas."

0 comments: