20 agosto 2010

faz parte das maravilhas


A votação. Tem um web site todo catita, mas pelo menos duas das vinte uma maravilhas naturais deste nosso quintal, estão menos maravilhosas: Parque Nacional Peneda-Gerês e Parque Natural da Arrábida/Portinho. Se o primeiro ainda arde (há dias consecutivos) o segundo já teve a sua forte dose de carvão em brasa há cinco anos. Mas como vivo praticamente 'paredes-meias' com ele -Arrábida-apercebo-me melhor do que não é maravilhoso. Não pela natura, mas pela mão humana.
Ainda hoje no Creiro deparei-me com o seguinte 'cocktail' de lixo na praia: garfos e copos de plástico, guardanapos roxos e a bela das latinhas de cervejola; o saco do lixo estava a 2 metros (dois). Impressionante não é? Dois dias antes, um par de garrafas (convenientemente de litro) jaziam praticamente na entrada de um dos restaurantes de praia, i.e., na terra. Nenhum dos funcionários se preocupou com isso, tendo o cuidado de as contornar, mas não apanhar. 'alguém que as apanhe', terão pensado.
Creiro/Portinho da Arrábida é uma zona francamente bonita e francamente votada, hoje, ao desleixo. É óbvio que isto começa a montante: nalguns frequentadores, mas acaba a juzante no encolher de ombros clássico de quem compete também zelar por aquilo que até colocam a votação. Se estes votos forem dados numa perspectiva de plano elevado ou aérea, acredito que vença com tranquilidade, mas se for dada com olhos no terreno, duvido muito que passe da fase de intenção. O que é realmente uma grande pena e perda.
Como nota de rodapé: a temperatura da água tem estado este ano fora do comum, ou seja, um caldo (tendo em atenção aquilo que é tipicamente os 13/14º habituais...)

0 comments: