16 abril 2010

montras da rua garrett


Havia muitas lojas na Rua Garrett que me faziam prender às suas montras. Uma delas era a 'Casa José Alexandre'. Talvez por ter jeitinho para a culinária, digo eu. Sempre que por lá passava, dava uma vista de olhos na prateada cutelaria 'Christofle', porque isto de garfos tem muito que se lhe diga, a começar por aqueles que têm apenas três dentes e que não me agradam nada. O incêndio do Chiado levou esta e outras casas de referência da zona e a Christofle desandou uns bons quilómetros para cima, anichada num hotel das Amoreiras.
A Garrett é, sem dúvida, a mais emblemática artéria do Chiado. Não sei se ainda existem concursos de montras -como a da foto lá em cima da 'Último Figurino'- ou se isso já passou à história da zona ou se já não há montras para fazer concursos. Creio que apesar de tudo, a área está revitalizada e talvez seja a única com uma movimentação invejável face a outras da cidade, descuidadas e abandonadas, como a Baixa.
Um vai-vem de gente como se vê na foto, aqui ao lado, a meio dos anos cinquenta, será difícil voltar a assistir, não impossível, mas somente difícil porque alguém entenderá que é 'melhor' assim.
Na Garrett, a loja 'Último Figurino' deu lugar a outra actividade comercial em tempos e esta, dará lugar a uma outra nova muito em breve. Uma constante mutação. É só estar atento.

Créditos: imagem AFL

0 comments: