29 dezembro 2009

suecos e calendários


Graças ao Gregório -o Papa- lá vamos chegar ao fim de mais um ano. Certinhos e alinhados como o calendário gregoriano preconizou no já distante ano de 1582. Arrumado -pensava ele, o Gregório- o calendário juliano, o resto do mundo mais ou menos cristão iria afinar pelo mesmo diapasão: azar. Azar definido logo pelo número treze (XIII) do próprio Gregório; para começar apenas os suspeitos do costume alinharam nesse mesmo ano: Itália, Polónia, Portugal e Espanha. O mês de Outubro levaria então uma ripada de dez dias para acerto. Seguir-se-ia ajustes por século: 1600 manteve os dez, 1700 iria para onze, 1800 para os doze, 1900 para os treze. Nações ortodoxas só pensariam no assunto no início do século XX (Grécia em 1924 e Turquia em 1927).
Mas como em tudo na vida, há sempre alguns que se destacam.
É o caso dos suecos.
Os suecos adoptaram o calendário gregoriano em 1753, mas com uma nuance: decidiram fazer uma mudança gradual do juliano para o novo gregoriano retirando cada ano bisexto entre 1700 e 1740, os onze dias a mais seriam omitidos e então, a prtir de 1 de Março de 1740, os suecos estariam então sincronizados com o calendário gregoriano. Uma vez mais o azar ditou que, assim, não estariam sincronizados com ninguém.
1700 que, no calendário juliano seria bisexto, não o foi na Suécia; no entanto, por azar de novo ou engano puro, os anos de 1704 e 1708 tornaram-se bisextos deixando a Suécia completamente desincronizada, desta vez com os dois calendários e o resto do mundo que os utilizava.
Decidiram então retornar ao calendário juliano, mas de novo, com uma outra nuance muito muito particular: adicionar 1 dia extra ao ano de 1712. O resultado fez com que esse ano fosse duplamente bisexto, onde Fevereiro teve trinta dias, mas unicamente na Suécia.
Finalmente em 1753, a Suécia lá conseguiu adoptar o calendário gregoriano e deixar cair onze dias como toda a restante gente que o tinha adoptado. Sem mais invenções.

Deverá ser, por estas nuances, que uma empresa sueca minha conhecida lança produtos novos para o mercado, a três dias do final do ano, esquecendo-se de anunciar os seus preços. Muito provavelmente deverão estar a contar que Dezembro tenha 45 dias. Sei lá.

0 comments: