10 dezembro 2009

friends


Tanto quanto me recordo a primeira e última vez que entrei no velho Odeon -aos Restauradores- foi para ver este filme: Friends ou como quem diz en français 'deux enfants qui s'aiment'. Em francês, porque a fita é assim a modos que cruzamento intercultural: ela francesa, ele inglês. Ambos teenagers, claro. Ambos também não foram, como estrelas principais, muito além deste e um ou outro filme dentro dos anos '70/80. O filme, que vale muito pouco ou nada, integrou-se dentro de um filão descoberto nessa época que visava o 'amor livre e inconsequente e muito puro' sempre com protagonistas demasiado jovens para estórias maduras. Fez sucesso apenas por causa da banda sonora de Elton John (devo ser dos poucos que tem o vinil 33rpm de capinha cor de rosa...) e não mais que isso.
De alguma forma, na altura em que foi rodado -71- a contracepção era algo não permitido (não só cá) e por isso, penso, a mensagem subjacente à estória de Lewis Gilbert teria a ver com essa proibição em que a 'produção' de descendência estava assim quase sempre assegurada. Na película, não poderia ser excepção, ou não havia estória. Mas teve seguimento com o 'Paul & Michelle'.
Anicée Alvina é a estrela do filme, na altura com 18 anitos e o rapazola um ano mais novo. Dele - Sean Bury- ninguém se lembra obviamente, agora dela, já não é bem assim. Bonitinha nessa altura, lindíssima aos trinta. Perdeu, como todos quase sempre perdem, a batalha inglória contra o cancro há três anos.
No 'armazém' de videos cibernéticos dei com o clip lá de cima e lembrei-me: thats what friends are for.

0 comments: