26 maio 2009

Gula: a propósito de maçãs reinetas


Nada a ver. Falaram-me delas ontem, é só isso.
Mas -há um sempre um 'mas'- para quem me conhece sabe que não iria nunca resistir a uma boa compota, doce disto ou daquilo. Na realidade, o que é doce nunca amargou.
Tenho a mania dos tachos/panelas/fogão e, com excepção dos malditos bolos que nunca acerto, raras coisas me metem medo na cozinha, talvez contrarie a regra com estas aqui. (aviso já, que para os mais sensíveis, o melhor é não carregar no link).

Mas entre os blogs dedicados à mestria da cozinha a que a cultura ocidental estará seguramente mais habituada e apaladada, há pelo menos dois, que me servem de referência para, em alguns casos, puras inovações. Um é o agora açoriano Elvira's Bistrot e o outro, o catalão Beatus Ille. Ambos muitíssimo bons, com um peculiar destaque para o primeiro pelo facto da autora ter em atenção a relação de termos e expressões portuguesas vs. as brasileiras, pelo que um 'bife do lombo' é entendível em Almeirim e 'filé mignon' em qualquer vila do estado do Ceará.
Portanto, para candidatos -como eu- à sexta posição da lista de pecados capitais, segundo S.Tomás de Aquino, os locais de perdição são os citados.
Ide e engordai.

1 comments:

Anónimo disse...

arrggghhhh! (para o sapo-sushi, claro) LOL!