30 maio 2009

É preciso tê-los


Ou então não saber muito bem o que fazer ao dinheiro. Os 'zuns-zuns' sobre a movimentação dos chamados 'hackintosh' chegam-me de vários lados, sejam asiáticos, europeus ou até na 'tierra madre', na Califórnia.
A Psystar achou mais prudente ir preenchendo os papelitos de falência antes de colocar o pé na barra do tribunal lá para o Outono, na expectativa que Cupertino já não bata em quem já não se mexe.
Mas, eis que aparece mais um: Quo Computer
e, no dia internacional da criança, -apropriado até- decide abrir a sua primeira loja de 'clones Apple' e, para eventuais interessados, aqui fica a morada: 2401 West Main Street Alhambra, California.
'Provavelmente seremos processados pela Apple' diz Rashantha De Silva, CEO da Quo. Bom, havendo já esta preparação mental, tudo o resto parecerá mais fácil. Duvido, porém, que sirva de atenuante.
Os candidatos a este tipo de projectos, agarram-se tecnicamente à questão das letrinhas contidas no EULA, o qual, aparentemente, poderá ter um recheio de diferentes interpretações desde as praias californianas às estepes russas. Se bem que o negócio Apple na Rússia sempre foi muito peculiar e uma qualquer ameaça de quebra de contrato/parceria não incomodaria Moscovo por aí além contrariamente ao que se passaria, por mero exemplo, numa ilhota perdida no Atlântico. A cobardia não está nos genes russos.
Mas o 'negócio de clonagem Apple' afigura-se interessante ou não haveria tantos -era esperado- a quererem correr o risco e, quando, o primeiro vingar -seja pelas letrinhas pequeninas do EULA, seja por o fabricante ter anuído- o mercado deixará de ser de nicho, de gadgets & vedetas e aí ter-se-á que trabalhar de novo, o que para alguns acomodados será uma grande maçada.

0 comments: