05 março 2009

Inspecção: apto para todo o serviço


Era assim, ou mais ou menos, o carimbo dos DRM -Destacamento de Recrutamento Militar- quando queriam dizer que a 'carne para canhão' também servia para isso e mais alguma coisa. O mesmo se pode aplicar a veículos.
O da foto é um belo Volvo com 35 anos, coisa bruta feita para durar que, hoje em dia, talvez não faça mais nada do que acartar com o tanque de água e aposto que passa sem dificuldades em qualquer 'centro de inspecção automóvel', organismo que ao qual não reconheço qualquer legitimidade para as ditas inspecções e muito menos nos resultados finais de 'auditoria'.
"Olhe, vamos alinhar as rodas a zero"- disseram-me um dia num centro de pneus antes de eu fazer parte da 'carneiradazinha' que perde não sei quantas horas para levar os carritos aos senhores inspectores. "A zero? Mas isso não é o recomendado pelo fabricante" respondi. "Pois não, mas os gajos nas inspecções gostam de ver isto a zero lá nas máquinas deles, senão fica com essa anotação. Depois vem cá e a gente alinha como deve ser".
Como deve ser.
Também já me aconteceu ir à fossa com um dos senhores-inspectores-de-papo-inchado e explicar que o bujão de um diferencial não é o mesmo do óleo do motor.
"Tem de desligar a tracção às quatro rodas" disseram-me também nesse mesmo dia. "Não desliga. É permanente às quatro" retorqui. "A sério?" "A sério", disse-lhe.
Ah... mas tudo seria diferente se eu tivesse um pesado como o da foto, não velho, mas clássico.

0 comments: