
Às vezes penso que sim; ou que devo estar a ficar como aqueles velhos dos 'Marretas'. Hoje quando recebi por e-mail as fotos lá de cima agarradas a um texto que revela aquilo que, afinal, muito boa gente sente quando 'vai ao Modelo'. No caso, o supermercado 'Modelo'. Mas não é, como já aqui o disse, 'filho único': Jumbo, Continente, E.Leclerc, Intermarché, Pingo Doce/Feira Nova seguem todos o mesmo 'modelo'. O mau modelo, diga-se.
A reposição de artigos 'it's no rocket science', por isso espanta-me não entenderem a operativa de uma coisa simples já seguida em outras superfícies congéneres que não cá -excepto uma cadeia espanhola- ; mas o apregoar da 'preocupação com o cliente' é facilmente esquecida com o atravancado de paletes, onde -segundo o texto e eu subscrevo porque já constatei mais que uma vez- uma pessoa em cadeira de rodas, não conseguiu passar para a zona 'de frescos' i.e. legumes, justamente por esta tonteria pegada de querer enfiar 'o Chiado na rua da Betesga' e acabar por proporcionar aos Clientes (C capital) o mesmo ambiente que um armazém asiático do Porto Alto.
Volta a supreender-me, no caso do 'Modelo', pelo facto da Sonae Distribuição não ter percebido isto faz tempo. Se bem a conheço, seria coisa para resolver num par de dias. Cartãozinho de desconto e 'cross promotion' com a Galp não serão exactamente as alavancas do negócio: se os Clientes se sentem incomodados com este 'tráfego de paletes' constante não há cartão que valha. É certo que a opção é nula ou perto disso, mas como todos neste sector são bons a copiar as ideias de uns e de outros, basta haver um primeiro para o resto seguir.
Por isso, meu caro Nuno Jordão, já que vai deixar a Sonae Distribuição para o ano, ainda vai a tempo até ao final deste. Pense que um destes dias as pessoas poderão dizer 'é por isto que não vou ao Modelo'.
0 comments:
Enviar um comentário