30 janeiro 2009

Almadanada


'Almadanada' foi um nome feliz para um estabelecimento comercial em Almada. Digo 'foi', porque não sei se ainda existe, como tantas outras que penso ainda existirem e já lá não estão.
Não é bem o caso da foto lá de cima: essa, eu assisti mais ou menos de perto à sucessiva metamorfose. É a praça S.João Baptista.
Mas naquele preciso local, que hoje é uma imensa pista improvisada de skate, existia o meu antigo Liceu: o D. João de Castro, que mais tarde passaria a Liceu Nacional de Almada. Complexo grande em madeira, um bocadinho melhor que 'pré-fabricado', foi palco das primeiras namoradas e de algumas 'vedetas' colegas de carteira: do carismático líder dos UHF ao actual presidente da ZON. Também se estudava, já agora.
Não tenho particular saudade. Recordo e comparo na memória guardada quando por lá passo, a Almada - e essa praça- de hoje e aquela do início dos anos 70 e pouco mais. Claro que me vem à memória essa praça (que não era bem praça ainda devido a sucessivas obras) pejada de Hércules, KTM e Honda 50 com alguns Mini 850 e Clubman à mistura para os mais abonados que ali impressionavam as meninas, para nuns escassos metros tomarem a bica no Café Central (esse ainda existe) não sem antes ver a novidade colada nas colunatas da Praça da Renovação que anunciavam a saída do LP Vol.4 dos Black Sabbath, edição importada e semi-autorizada.
Almadanada, esta.

0 comments: