23 maio 2008

O telectroscopio


Difícil nome para designar -passe a veleidade- a 'web cam' do século XIX. Muitos de nós nunca terão ouvido falar em semelhante artefacto, mas o que é certo que o conceito existe há mais de um século, do inicial rabisco ao desenho técnico e à engenharia, levou algum tempo a ser concretizada.
Abriu agora em Londres e Nova Iorque a possibilidade de acenar ao parente americano ou britânico- dependendo de onde se está- em tempo real através de uma enorme lente sofisticada ao estilo do século XXI, no seu interior, mas com um design retro, no seu exterior.
Parece que um excêntrico engenheiro inglês, nascido em 1848 e de sua graça Alexander Stanhope St George, terá desenhado em plena época Victoriana, um projecto ambicioso que consistia na 'ligação transatlântica' à prima cidade de Nova Iorque através de imagem. Toda esta história pode ser lida em detalhe neste site.
Agora, parece que há mais.

A 4 de Outubro de 1879, no número 239 do 'Commércio do Porto', divulgava-se uma notícia que envolvia um lente professor português: Adriano de Paiva de Faria Leite Brandão (1847-1907).

[...]Mais uma maravillia devida á electricidade : o telectroscopio, por meio do qual diversos individuos, separados pelo Atlantico, por exemplo, poderão ao mesmo tempo fallar uns com os outros, ouvir-se e vèr-se, sem sahirem de suas casas. Esta invenção tem sido submettida ao exame de physicos abalisados.[...]

Lia-se no artigo.
Lê-se também que teria havido, aparentemente, uma apropriação indevida dos 'louros' por parte de um tal francês Constantin Senlecq, o que terá motivado, poucos dias depois, o direito de resposta lusitano:

[...]A' vista d'elle, aprioridade da invenção, sobretudo no que n'ella ha de mais importante - a applicação do selenio - não pôde com justiçia deixar de ser considerada portugueza, constituindo assim uma gloria para o distincto academico e para o bom nome portuguez, em geral.[...]

Adriano de Paiva e Alexander Stanhope são, portanto, contemporâneos e é provável que, na altura, ambos tenham até partilhado informação, até com o gaulês Senlecq. Stanhope vinga agora, Paiva fica mais discreto.

0 comments: