18 dezembro 2007

Modern Times: I'll dig it




Há dias vi uma cópia magistralmente restaurada como só (creio) o digital o pode fazer: 'Modern Times' de Charlie Chaplin com a lindíssima Paulette Goddard. Feito em 1936 -parecia ter sido realizado ontem- e já com o sonoro em velocidade de cruzeiro, Chaplin, insistiu em fazer um 'clássico' à moda dos bons velhos tempos: mudo, ou quase. Quase porque é o único filme onde Chaplin canta, embora Paulette lhe diga, no filme, 'que as palavras não têm importância alguma', por isso, siga a banda.
'Charabia' é o nome da cançoneta improvisada por Chaplin na cena que está lá em cima no video, as palavras rimam -ou tentam- mas não têm qualquer ligação, é no improviso do imperceptível que está toda a graça, como só ele a sabia. Não só graça, mas as muitas entrelinhas cáusticas sempre presentes nos seus filmes.

Quanto a Paulette, quatro anos mais tarde, em 1940, contracenava com outro grande do celulóide: Fred Astaire, no filme 'Second Chorus'. Uma excelente cena onde o título 'I ain't hep to that step but I'll dig it' contraria a relutância de Paulette em a fazer: afinal, ela sempre tinha pézinho para a dança. E de que maneira.
Não fosse um precalço, um ano antes, em provar que estava casada com Chaplin -e não a viver em pecado- e os estúdios da MGM tê-la-iam tido como primeira opção em vez de Vivien Leigh. E tudo o vento levou.

0 comments: