02 dezembro 2007

Dr. Estranho Natal e Dona Lisboa




Diz aqui um widget que faltam 21 dias, 12h/45'/16" para o Natal. A 'Baixa' é uma tristeza ao Domingo de manhã, mesmo numa altura em que, teoricamente, deveria haver mais agitação; mas claro, isto era antes das 'palettes' de
shoppings: aí há filas de perder a paciência para uma entrada numa dessas 'catedrais', mas na 'Baixa' se é Natal, isto passa ao lado.

Iluminações tradicionais é do mais pobrezito que possa existir; Rossio, se as tem, estarão certamente camufladas; Av. da Liberdade, não tropecei em nenhuma. A R. do Carmo é o que se vê. Nem as montras escapam, já que, boa parte ou ainda não as fez ou nem tão pouco estará nos planos. Estranho minimalismo em algumas, porém.

Mas pronto. Não há 'espírito visual natalício' mas há um magote de maratonistas dominicais juntos com uma horda de ciclistas urbanos, depois dessa ideia peregrina de 'devolver ao povo domingueiro a Praça do Comércio'.

"Olhe, para entrar no Parque de estacionamento da Praça da Figueira não consegue. Está tudo vedado. Plano "B": sobe ao Campo Mártires de Pátria, desce para a Av. da Liberdade e estaciona no Parque dos Restauradores..." - dizia-me um graduado da PSP no início da R. da Palma, depois de ter dado uma volta pelo Rossio, Rua do Ouro, Largo do Caldas e Martim Moniz na tentativa vã de estacionar um paquiderme, qual elefante pela trela em loja de porcelanas.
Gostei do tal "plano B" sugerido. Só que não funcionou. Qualquer tentativa de aceder começava na Praça da Alegria.
Sigo para o meu "plano C": Parque de estacionamento do Largo de Camões. Sorte a minha porque daí para baixo também não se passa. À saída, pelo Largo do Conde Barão (a única) foi uma autêntica hora-de-ponta, só que num Domingo às 11.30h.
A vida costa, ó Costa.

0 comments: