22 novembro 2007

Abrir aqui


É uma expressão que tantas vezes se observa, sobretudo, em enlatados. 'Abrir aqui' ou, 'abrir deste lado', também vale.
Claro que, como tudo, houve alguém que se lembrou de 'enlatar' alimentos; esse alguém era um mestre confeiteiro de seu nome Nicolas Appert. Este francês utilizava a técnica de fechar alimentos em boiões de vidro, cozendo-os depois. Este processo inicial, que funcionou, levou-o a abrir a Maison Appert, primeiríssima casa no mundo a fabricar alimentos enlatados ou, neste caso, 'envidrados'.
Bryan Donkin, em 1818, aprimorou a ideia e utilizou latas de ferro revestidas a estanho para as sua -aparentes- famosas conservas de vitela. Tão famosas que eram estas conservas inglesas, que fizeram parte da expedição ao Ártico, de outro conterrâneo: Sir William Parry.

Parry levou uma quantidade razoável destes enlatados a bordo; tão difíceis eram de abrir, que, por norma quem tinha essa especial tarefa, era o carpinteiro de bordo. De resto, o rótulo da embalagem era bem claro: 'Cortar em redor do topo, junto ao bordo, com um martelo e escopro'.
A da foto lá em cima, é uma rara sobrevivente dessa expedição de 1824. O abre-latas, só chegaria em 1860. Mas isso é outra estória.

Créditos: imagem SRD

0 comments: