23 outubro 2007

Canibal urbano


Uma vez que estão todos à espera que eu opine, pronto, aqui vai: não gosto. Percebo que a dupla Siza&Souto fiquem apoquentados com tão douta e profunda opinião, mas olhem, quem dá o que tem...
E não, não considero 'piroso' ter uma avenida com canteirinhos de flores e relva, uma calçada artística, uns bancos de jardim vermelhitos e caca de pombo.
A nova versão da portuense Avenida dos Alienados, digo, Aliados, é uma bosta de pombo tamanho XXL. Não sou, por norma, um tipo resistente à mudança, mas se esta implica destruir para não melhorar, então, o escudo defensivo eleva-se.

'Tripeiro' por adopção durante os anos que vivi na Invicta, sempre foi a minha cidade de eleição bem à frente da natal Lisboa, e, talvez por isso, não consigo embeber esta nova paisagem de enorme pista de skate encimada por um 'lava-pés' generoso, naquela que durante décadas foi considerada a sala de visitas do Porto e que ainda hoje, teimosamente, ilustra websites e brochuras recentes de organizações internacionais ligadas ao turismo, ilustrações essas que não contemplam ainda a sua nova realidade.
Se pensam que têm ali um grande e belo projecto, é porque estão a ver mal. Muito mal.

0 comments: