02 setembro 2007

Roteiro cultural ou o memorial do convento


Já há alguns anos que não visitava o convento e palácio de Mafra. Agarrei na minha rapaziada num destes últimos dias de chuva e ala até lá.
Deu gosto ver que a conservação do monumental edifício salta efectivamente aos olhos e que a colocação de um género de tela-foto 'contravision' em algumas janelas, evocando personagens da época -séc. XVIII- resulta muito bem, sobretudo porque, não sendo a cores, não há choque cromático para quem as observa do lado de fora.

Dos 40.000 volumes que a famosa biblioteca tem no seu acervo, 150 estão agora expostos -julgo que até Outubro- perto da sala de caça e constituem uma amostragem sobre livros do oculto idem alguma parafernália, livros esses inscritos no Index da Inquisição, mas curiosamente nunca retirados da biblioteca conventual.
Gente simpática -não guias, mas vigilantes como se anunciam- fazem o clássico tour conventual explicando sucintamente (mas bem; embora somente na língua lusa) as diversas salas e alas do monumento o que é sempre agradável, sobretudo para os mais novos antes que pensem que aquilo é algum condomínio de luxo. Bom, na realidade, não andariam muito longe da verdade, recuando no tempo.

Créditos: foto Nuno Maia Bento

1 comments:

Luís Maia disse...

O autor(a) deste blogue

não é bonzinho

Ando a fazer uma pesquisa pelos meus poisos preferidos

ver a minha tese

http://ostiodoseurocs.blogspot.com/