"...the art is in selecting what is worthwhile to take the trouble about..."
Isto é como as cerejas: uma nunca chega. Tanto andei que acabei por descobrir a autora de uma grande parte das belíssimas fotografias a p&b de NYC, anos 30, que referi no post anterior e ainda este. Berenice Abbott (1898-1991) é o nome.
Tal como por cá existe uma excelente colecção de Marina Tavares Dias sobre 'Lisboa Desaparecida', também por lá, existe algo semelhante compondo o 'antes e o depois', através das fotos de BA e, nas mais recentes , de outro grande fotógrafo da actualidade: Douglas Levere.
O livro chama-se 'New York Changing' e para além da obra impressa foram feitas também exposições com 62 peças fotográficas de grande formato; o que obviamente faz todo o sentido. Cá, como habitualmente, uma exposição do género, compilada nas obras de MTD e não tendo seguramente fotógrafos de inferior craveira, seria coisa para ficar a macerar em projecto e orçamentos do tipo 'logo-se-vê', se é que alguma vez isto foi pensado.
Entre muitas fotos, as que ilustram este texto aqui, são referência ao tempo e espaço. A do relógio, na 5ª Avenida/R.44, está separada por 60 anos (1938/1998) claramente identifícavel qual é qual.
A outra, com vista aérea, na zona da Broadway tem menos um ano: 1938/1997. A mais antiga é onde se consegue ver um fumozito branco.
Agora, o que é que isto interessa? Para um 'portuga' pouco ou nada, a menos que que goste mesmo muito de uma cidade que não é a sua; o que por elaborada coincidência, até é o meu caso. Interessa também saber, que após alguns 'atentados imobiliários' em NY (como aconteceu com uma preciosidade arquitectónica de 1906, de 41 pisos, que dava pelo nome de edifício Singer) algo foi feito para preservar a identidade nova iorquina, é por isso que existe 'alguém' que toma conta das ocorrências, ou evita que elas indevidamente aconteçam.
Temos cá alguma coisa destas?... Humm...
Nova Iorque mudou, naturalmente. Mas a grande tónica é que sabe conservar.
Créditos: imagens NewYorkchanging.com
0 comments:
Enviar um comentário