17 junho 2007

Hodie!






Hodie , em latim, significa 'hoje'; Cras: 'amanhã'. Esta é a inscrição na base do pedestal de um santo muito peculiar: Santo Expedito. O próprio nome (vamos considerá-lo certo) diz tudo, e é cá dos meus: não perde tempo com coisinhas e não deixa para amanhã (cras) aquilo que pode ser resolvido hoje (hodie). A atestar esta proactividade está uma verdadeira cobertura adicional de pequenas placas de uma imensidade de gente agradecida.

Poderá certamente haver mais lugares de culto onde este santo legionário, comandante-chefe da XII legião romana, esteja representado (ainda não vi outro), mas este que aqui fica representado em .jpg está na Basílica dos Mártires, ao Chiado. E esta é uma igreja soberba, talvez das mais bonitas que eu conheça. A antiguidade é também 'um posto': a primeira pedra, seguramente sem grande cobertura dos media na altura, foi lançada a 21 de Novembro de 1147, logo a seguir à conquista de Lisboa pelo tio Afonso. A pia baptismal, trazida intacta da primitiva basílica (e estou a citar) é verdadeiramente impressionante, não só pela beleza da peça mas igualmente pelo estado de conservação.
Toda a actual igreja é uma obra prima da reconstrução pombalina. A pequena capela interior de recolhimento é outra.
Toda a história pode ser lida no bem elaborado site da paróquia.

6 comments:

Rita disse...

É por isso, que ao contrário do que acontece em certas culturas, em que o corvo é visto como ave de má sorte, outras há em que é vista como uma ave de esperança... porque o seu piar soa a "Cras" que quer dizer "amanhã".

Ora toma.

Luís Maia disse...

Louriça não quero ser chato, li 3 vezes, essa do corvo veio a propósito de quê ?

Rita disse...

O LMB escreveu "Hodie , em latim, significa 'hoje'; Cras: 'amanhã'. Esta é a inscrição na base do pedestal de um santo muito peculiar..."

Luís Maia disse...

Esta bem mas daí ao corvo

Rita disse...

E sou uma pessoa com uma imaginação gigante, basta uma palavra e aí estou eu a nevegar pela imensidão de assuntos diversos que é a vida...

rose porto alegre disse...

Esse post aconteceu há muito tempo,daí q penso q meu comment nem vai ser lido,enfim...bem metendo a colher,acho q a Rita quis fazer uma ligação espiritual entre as coisas q jamais deveriam ter sido desligadas.Essa do corvo,tanto vale para a cultura celta quanto para os índios norte-americanos,e acho q esse sr.Santo Expedito,q acho incrível e q entrei neste blog extte para descobrir o q é hodie e cras,e q está aqui na minha frente,pertencia à 12a legião e me está ajudando a escrever um livro de astrologia...vejam só.Acho q a Rita o vê como alguém pagão,do bem pagão,gente boa pra caramba...