31 maio 2006

Sorry, we can't find any results containing "human rights"...


No melhor pano cai a nódoa, lá diz o tradicional ditado portuga e quanto mais "gigante" menos excepção, digo eu.
Desde hoje que a secção portuguesa conta com um novo reforço de fileira: eu.

*"Web Action a favor do Livre Acesso à Informação (Google e Microsoft)

Aja para defender a Liberdade de Informação!

A Microsoft, Google, Yahoo, entre outros, estão a comparticipar na repressão de liberdade de informação e expressão na China. O direito à liberdade de informação e livre circulação de ideias para além das fronteiras, garantido pelo Direito Internacional e pelas normas de Direitos Humanos, está sob ameaça.

No início de 2006, a Google lançou um mecanismo de busca com um auto censor, o google.cn. Tal como a Microsoft e Yahoo, a versão chinesa da Google (conhecida por "Gu Ge" em chinês) afecta os utilizadores chineses, ao restringir os resultados de pesquisa para tópicos como "direitos humanos", "reforma política", "Praça Tiananmen", e "Falun Gong", entre outros.

Nestes mesmos termos, a Microsoft assinou um acordo com a China, comprometendo-se a retirar toda a informação que o governo Chinês considere prejudicial ou que pudesse irromper em instabilidade social.

A Amnistia Internacional considera que as companhias de Internet desempenham um papel fundamental na efectivação da liberdade de informação e expressão, por isso pedimos que escreva aos responsáveis da Google e Microsoft, pedindo-lhes para não serem cúmplices em abusos de direitos humanos na China e em todo o mundo."

*Fonte: AI Portuguesa
Para aderir à iniciativa:www.amnesty.org/actnow/

0 comments: