26 abril 2005

tempus fugit

Eu sou pouco dado a sentar-me em bancos de avenidas, mas aconteceu. Era uma tarde de Verão e um evento um tanto ou quanto aborrecido e no qual participei na abertura fazendo as 'honras da casa' mas a contragosto, decorria num hotel da Avenida da Liberdade. Finda a minha intervenção e passando aquele encerramento clássico do tipo 'agora ninguém melhor do que este camarada aqui para explicar o que se vai passar a seguir', vim até cá fora, onde, apesar do calor, se estava até bem melhor do que dentro da sala. Ali, mesmo 'à mão de semear' estava um daqueles bancos de jardim com vista para coisa nenhuma a não ser tráfego. 'Que se dane.' deverei ter pensado. E abanquei.
Nem tinha puxado ainda do isqueiro para um cigarrito danado, quando um saco poisa ao meu lado com um susto propositado. Olhei para trás e confesso que demorei alguns segundos a reconhecer: o cabelo quase branco fintou-me nesses escassos segundos. 'Estava na dúvida se serias tu ou não. Mas não me enganei'- disse-me ela. Teriam passado, creio, seis anos desde que nos vimos pela última vez, mas, apesar da moldura de rosto estar diferente, mantinha o mesmo olhar doce e simultaneamente triste. Um olhar a que eu me tinha habituado a conhecer bem, ou pelo menos convenci-me disso. As perguntas, que sempre se fazem nestas alturas, saíam ao sabor da conversa: as crianças estavam bem de um lado e de outro, a vida corria agora diferente. Tivemos uma vivência forte mas algo conturbada e que acabou por me marcar, quiçá, mais a mim do que a ela. Foi um período de vida onde, por graça, eu costumava dizer que tinha 'três mulheres': ela e as filhas (M&M a quem carinhosamente ela se referia, qual chocolate, porque na realidade eram -e são certamente- uma doçura de miúdas). Recordações boas e, essas sim, não apagam nunca.
Este encontro aconteceu há dois anos e acredito piamente que as pessoas cruzam-se na nossa vida por alguma razão que a própria razão desconhece. Quem sabe se para aprender alguma coisa? Pode até ser.
Resta saber, então, quem aprende a lição.

0 comments: